curso de odontologia

Quais são as matérias do curso de odontologia?

Ser dentista, hoje em dia, é o sonho de muita gente no Brasil e as coisas mais lindas que esta profissão oferece são inúmeras: desde que um lindo sorriso deixado no rosto do cliente até a resolução de um de seus maiores problemas, que é deixa de se alimentar direito ou sorrir sem ter vergonha por causa de problemas dentários.

Hoje, nesse artigo vamos dizer sobre quais matérias pertencem ao curso de odontologia e discutir um pouco sobre cada uma delas.

curso de odontologia

Confira opções de cursos para quem gosta de ciências biológicas https://vaidebolsa.com.br/ciencias-biologicas/

O que um dentista faz?

O dentista é responsável por cuidar da saúde bucal de seus pacientes, desde sua mastigação até a estética. 

O dentista ajuda o seu paciente a prevenir doenças bucais, bem como gengivites e cáries. 

Para os tratamentos estéticos, o dentista promove ajuda com clareamentos, aparelhos ortodônticos, entre outras coisas mais.

15 coisas que o dentista faz e você nem imagina: Rosto, pescoço, língua e garganta também são itens avaliados em uma consulta odontológica

Afinal de contas, quais são as matérias do curso de odontologia?

Diferente do que muita gente possa pensar, o curso de odontologia não serve apenas para estudar os dentes humanos (que é o seu principal foco), mas para estudar diversas áreas da medicina para que os dentistas estejam preparados para encarar a rotina diária do que verão em suas vidas.

Um curso de odontologia que se preze, deve ter cerca de 10 matérias em sua grade extracurricular. Dentre elas: Bioquímica, Anatomia, Imunologia, Farmacologia, Estomatologia, Materiais Dentários, Periodontia, Prótese Dentária, Cirurgia Buco-Maxilo Facial e Traumatologia Buco-Maxilo Facial.

Abaixo vamos detalhar o que cada matéria num curso de odontologia faz e para quê servem dentro da odontologia:

Bioquímica

Bioquímica é a ciência que estuda a química na vida e nos processos que ocorrem nos seres vivos. 

No curso de odontologia é usado para saber sobre a função do metabolismo para saber o que ocorre com a digestão e a absorção dos nutrientes, pois tem a ver com a mastigação e as doenças que péssimos alimentos ou certas doenças bucais podem causar no nosso organismo.

Anatomia

A anatomia, para quem não conhece, é o estudo do corpo humano visando sua estrutura no geral. 

No curso de odontologia, serve para o futuro dentista formado a saber o formato de nossa cabeça, pescoço e toda sua estrutura como dentes, ossos, articulações, etc.

Imunologia

A imunologia estuda sobre as células e órgão que trabalham em nosso sistema imunológico, que é o responsável por combater e até, às vezes, evitar doenças.

No curso de odontologia, saber disso é importante, pois o dentista terá de, futuramente, lidar com pacientes que, por exemplo, podem ter uma hipersensibilidade a algum remédio usado para o seu tratamento dentário. 

Também pode haver intolerâncias graves por parte deste paciente e nada melhor que seu dentista saber tudo sobre a imunologia.

Farmacologia

A farmacologia estuda os remédios: como eles afetam nosso corpo, como absorvem, como se distribuem e se eliminam dentro de nosso organismo. 

É importante o dentista saber sobre o funcionamento dos remédios, pois terá de indicar remédios a seus pacientes bem como anti-inflamatórios e até antibióticos.

curso de odontologia

Estomatologia

A estomatologia estuda os diversos exames clínicos, infecções, lesões, distúrbios emocionais e até anomalia. 

No curso de odontologia, esta matéria é imprescindível, pois o dentista terá de compreender as doenças bucais e dentárias para saber os sintomas, examinar seus pacientes e as formas de seu tratamento.

Materiais Dentários

Este é interessante: os materiais dentários são os instrumentos utilizados para o tratamento dentário, bem como gesso, porcelana, pasta de zinco, liga metálica, resina, etc. 

O curso de odontologia oferece esta matéria porque, além de ser insubstituível, é muito importante para o futuro dentista aprender a manejar esses materiais.

Periodontia

A periodontia estuda as inflamações da gengiva (que dá origem a gengivite). 

Claro que, num curso de odontologia, é muito importante existir essa matéria, pois estuda exatamente o que uma boa parcela da população brasileira sofre no quesito “problemas bucais”.

Nessa matéria, o aluno aprende a forma de empunhar, pressionar e apoiar as ferramentas de raspagens.

Prótese Dentária

As próteses dentárias são as conhecidas “dentaduras” ou então como as próteses fixas, implantes, etc. 

No curso de odontologia é importante o futuro dentista saber, pois essa parte de sua profissão, além de ser mais conhecida, é a mais usada. Afinal de contas, nós brasileiros somos campeões em dentaduras postiças.

O futuro dentista irá estudar sobre todos os tipos de próteses dentárias, seu biomecânico, moldagem, conectores, etc.

Cirurgia Buco-Maxilo Facial

A cirurgia buco-maxilo facil é algo muito deliaco que estuda as técnicas de anestesia e cirurgias. 

No curso de odontologia, esta matéria não pode faltar! 

Pois, o dentista trabalhará com essas aplicações ao longo de sua vida profissional.

O aluno aprende a tudo que está ligado a cirurgia bucal, desde pré-operatório a pós- operatório que enquadra a assepsia, a esterilização, anestesiologia, etc.

Traumatologia Buco-Maxilo Facial

Semelhante ao tópico anterior, a traumatologia buco-maxilo facial estuda todas as lesões, anomalias e da mastigação, desde fraturas faciais até ressuscitação cardiorrespiratória. 

Não precisa nem dizer que isso é superimportante para o curso de odontologia, pois prepara o futuro dentista para encarar as surpresas que podem acontecer no seu dia a dia com profissionalismo e responsabilidade.

Bem, leitor, espero que este artigo tenha te ajudado a iluminar em sua mente o que um aluno passa num curso de odontologia. 

Nada será complicado se houver amor no que faz e a profissão de dentista é um trabalho que deve ser feito com amor e carinho.

Deixe aqui nos comentários e compartilhe esse artigo com aquele amigo que também está louco para fazer um curso de odontologia, mas não sabe que matérias cairão.

Published by

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *